Como alugar um imóvel em Portugal: o Guia Completo

FC
Arrendamento em Portugal

O aluguel da casa é uma etapa importante do relocation. Se você pensa em alugar um imóvel em Portugal já deve saber duas coisas: a primeira é que no país é usado o verbo arrendar e a segunda é que está muito difícil - mas não impossível.

No entanto, é importante estar bem preparado para garantir uma experiência tranquila e satisfatória. Neste guia, vamos fornecer dicas essenciais para ajudá-lo a alugar uma casa em Portugal.

Pesquise a região

Seja em Lisboa, Porto ou no interior, cada cidade tem seus pontos positivos ou negativos. Se você tem a oportunidade de poder escolher onde vai morar é preciso considerar pontos como valor do arrendamento (Lisboa e Porto tem valores mais altos, enquanto cidades mais afastadas são mais baratas), oferta de empregos, acesso a serviços públicos como educação, saúde e transporte. Antes de começar a busca por uma casa, pesquise sobre as diferentes cidades e áreas, levando em consideração a proximidade de serviços essenciais, transporte público, clima, e o estilo de vida que você deseja ter.

Entenda os termos

As diferenças nos termos usados não se limitam apenas a arrendar e arrendamento. Aqui vão alguns e seus significados:

  • Tipologia: se refere ao número de quartos do ímovel, pode ser um T0 (sem quarto, ao estilo kitnet ou studio), ou T1 ou T2 (com um e dois quartos, respectivamente) ou um T1+1 (com um quarto e um cômodo menor geralmente sem janelas), e assim vai consecutivamente como T3, T4, T5;
  • Renda: é o valor mensal do aluguel;
  • Casa de banho: é o banheiro :)
  • Morada: é um termo equivalente ao endereço no Brasil;
  • Senhorio: é o proprietário do imóvel responsável por tratar sobre o aluguel;
  • Certificado energético: é um documento que comprova o grau de desempenho energético do imóvel - simplificando é o que mostra quão fácil é manter o interior do imóvel aquecido. O certificado energético vai de A (excelente) ao G (muito ruim), sendo ainda que alguns imóveis antigos são isentos. Se você não gosta de frio, recomenda-se um imóvel entre A e C;
  • Freguesia: é um termo equivalente ao bairro no Brasil;
  • Junta de Freguesia: é um órgão reponsável pela freguesia e dar apoio aos seus moradores. De posse do seu contrato de arrendamento, dirija-se até a Junta para comunicar sua mudança e solicitar um atestado de morada;
  • Atestado de morada: é um termo equivalente ao comprovante de residência no Brasil. É solicitado na Junta de Freguesia e pode ser apresentado nas escolas ao solicitar matrícula, aos bancos, ou empresas;

Determine seu orçamento

Defina uma faixa de valor adequada para o arrendamento que não prejudique suas economias, considerando ainda custos como energia elétrica/gás, água e internet. Economistas sugerem que o valor do aluguel não ultrapasse 35% do total da renda da família.

No valor do aluguel é preciso considerar pagamentos de caução e adiantamentos. Tem sortudos que encontraram condições facilitadas, mas também tem quem já precisou pagar de 6 a 12 meses antecipado para fechar contrato. Fique de olho nas condições do contrato antes de assinar!

Se o valor de um imóvel está muito alto para você, há opções de casas compartilhadas. Pode ser uma opção viável enquanto você busca melhorias.

Contrate um mediador imobiliário

Contratar um mediador imobiliário local pode ser uma ótima ideia, especialmente se você não fala fluentemente o português ou não está familiarizado com o mercado imobiliário do país. Um mediador pode ajudá-lo a encontrar opções que se encaixem no seu perfil e negociar os termos do contrato.

Na ReloClick, você pode encontrar profissionais especializados em aluguéis de imóveis em Portugal. Muitos conseguem fechar negócio estando ainda no Brasil. Faça contato com especialistas conhecidos e evite cair em golpes!

Faça uma visita ao imóvel

Combine com o senhorio ou o corretor responsável uma visita ao imóvel. Isso é muito importante para que você tenha certeza que está fazendo um bom negócio. Caso não possa visitar pessoalmente, agende uma visita virtual (uma chamada de vídeo no WhatsApp pode ajudar) ou peça a algum amigo ou conhecido para o fazer. Especialistas em relocation na área de habitação constumam fazer esse serviço, mostrando ainda as proximidades do imóvel.

Não aceite fechar negócio sem fazer uma visita pessoalmente ou de modo virtual pelo interior da casa. Caso o senhorio faça pressão para fechar negócio antes da visita, deixe de lao e parta para a próxima opção!

Se você tiver pet, verifique se é permitida a permanência e evite dores de cabeça no futuro.

Tenha um contrato formal

Você encontrou uma casa no seu gosto e o valor está dentro do seu orçamento, hora de analisar o contrato! Leia atentamente antes de assinar qualquer coisa e tire o máximo de dúvidas. Procure negociar a duração do contrato, se achar necessário, pois há pazos legais para o tempo do contrato e a antecedência mínima para o aviso de que irá encerrar o contrato e mudar para outro imóvel.

Verifique a credibilidade do proprietário ou agência imobiliária antes de fazer qualquer pagamento. Certifique-se de que o contrato é legítimo e que o proprietário é o verdadeiro dono da propriedade.

Pontos importantes que devem constar no contrato:

  • Identificação de ambas as partes: nome completo, documentos, etc;
  • Identificação e localização do imóvel;
  • Finalidade do contrato (no caso, habitacional)
  • Valor da renda, data de pagamento e forma de pagamento - evite pagar em dinheiro, defina o pagamento por transferência bancária;
  • Duração do contrato, com data de início e fim, além das regras para encerramento antecipado do contrato;

Existem senhorios que não querem formalizar um contrato, mas lembre que isso é uma segurança para ambos os lados. Não aceite fechar negócio sem contrato! Assim como exija do senhorio o registro do contrato no Portal das Finanças, onde poderão ser emitidos recibos pelos pagamentos dos arrendamentos. Isto garante vantagens na declaração do imposto anual, pois parte do arrendamento poderá ser deduzido.

Mantenha a calma e siga o planejamento

Mudar para um novo imóvel, ainda mais em um país novo, pode aumentar a ansiedade, mas é preciso manter a calma para não tomar decisões precipiadas que podem causar arrependimentos depois. Encontrar uma casa pode levar tempo, por isso é preciso planejamento (principalmente financeiro). Se você chegar a Portugal ainda sem um imóvel definitivos, lembre-se que vai precisar ficar hospedado em algum lugar por tempo interminado.

Seguindo essas dicas, você estará preparado para alugar uma casa em Portugal com mais confiança e evitará problemas futuros. Boa sorte na sua busca!

FC

ReloClick blue wave